sexta-feira, 25 de julho de 2014

Colóquio: Entendendo o direito do deficiente – com Joana Belarmino

Descrição para cegos:  foto mostra a professora Joana Belarmino e a câmera
filmando-a, com ela aparecendo no visor.
No dia 16 de julho, recebemos em sala de aula a professora e jornalista Joana Belarmino, para discutir a respeito dos direitos do deficiente. Joana é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de ser professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo / Mestrado Profissional da UFPB. Entre os seus temas de pesquisa estão acessibilidade à comunicação, ciberativismo, cegueira e percepção tátil, arte, literatura e comunicação. Veja abaixo como foi a conversa: 


Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Você sabia que existe a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência? A professora Joana Belarmino comenta a respeito e fala da importância dessa Convenção na luta pelos direitos dos deficientes. 



Medidas punitivas para crimes de discriminação

A professora Joana Belarmino comenta a importância das leis punitivas do Estado, mas lamenta a falta de cobrança das pessoas com deficiência para que as leis sejam cumpridas.



As políticas públicas no Brasil

Nesta terceira parte, Joana discorre sobre as políticas públicas em prol das pessoas com deficiência, aqui no Brasil.



O deficiente e o mercado de trabalho

Como inserir mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho? A professora Joana revela que a capacitação é o principal ponto a ser investido. 


O ativismo na internet

A internet é uma nova forma de divulgar causas, fazer reivindicações e organizar mobilizações. Joana conta as suas experiências com o ativismo digital.




Convivendo com as diferenças

"A sociedade não está preparada para conviver com as diferenças", disse Joana. Há 57 anos com deficiência visual, Joana relembra episódios em que se deparou com a falta de informação e o preconceito da sociedade.




As experiências em sala de aula

Professora de comunicação na UFPB, Joana aproveita para falar um pouco a respeito da sua experiência em sala de aula e a relação com seus alunos. 



O ensino para deficientes

Embora o número de matrículas de deficientes nas redes de ensino esteja aumentando, as condições ainda os coloca em situação de desigualdade. Nesta oitava parte, Joana discorre acerca do ensino para os deficientes.



O acesso à cultura

Além da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, quais outras iniciativas podem colaborar para o acesso à cultura? A professora Joana comenta as dificuldades existentes nesse âmbito. 



A acessibilidade em João Pessoa

Calçadas esburacadas, falta de sinalização e escadas dificultam a mobilidade de deficientes pela cidade de João Pessoa, na Paraíba. Joana comenta a respeito da acessibilidade na capital.



Os deficientes na Copa do Mundo 2014 

A professora Joana faz um panorama da Copa do Mundo deste ano. Acessibilidade nos aeroportos e nos estádios e a transmissão de jogos foram alguns dos temas analisados.



Abuso contra pessoas com deficiência

Joana comenta a vulnerabilidade de pessoas com deficiência em relação a abusos sexuais. Ela também aborda sobre a omissão da polícia nessas situações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário